SP Mulher: São Sebastião tem semana de saúde e empreendedorismo para as mulheres

Programação especial no Litoral Norte vai até esta sexta, com participação de especialistas da área, orientações e aulas

A Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher realizou na segunda-feira (2), no Teatro Municipal de São Sebastião, a abertura da campanha Outubro Rosa – Movimento Mulher Saudável. A programação se estende até esta sexta-feira (6) e reunirá especialistas, autoridades e profissionais da área da saúde para orientar, capacitar e atender mulheres do Litoral Norte.

A cerimônia de abertura contou com a participação da secretária da SP Mulher, Sonaira Fernandes; o secretário da Gerência de Apoio ao Litoral Norte, Coronel André Marcelo Warol Porto Rodrigues; do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto; da presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Rosemary Correia, e outras autoridades.

“Fizemos questão de estar aqui em São Sebastião no lançamento do Outubro Rosa para fornecer informações sobre medidas de prevenção essenciais para a saúde da mulher, incentivar a realização de exames e fornecer orientações e serviços para que ampliem sua autonomia. Agradeço todas as parcerias que ajudaram na realização dessa programação”, disse a secretária Sonaira Fernandes.

Durante a semana, estão programadas atividades de promoção da saúde, com palestras e orientações sobre autocuidado, curso de maquiagem, workshops sobre empregabilidade e empreendedorismo, bem como cadastros e intermediação de empregos.

Porto destacou que a semana será produtiva no município, especialmente para as mulheres da Vila de Passagem. “Estamos trabalhando junto com essas mulheres em prol da vida, com um enfoque humanizado, na esperança de criar um novo momento e realidade para essas pessoas”, declarou o Secretário.

O prefeito Felipe Augusto reforçou a importância da atuação conjunta na região. “A saúde é nossa principal prioridade. A campanha Outubro Rosa desempenha um papel fundamental na conscientização e na disseminação de informações essenciais para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero. Mais uma vez, a colaboração entre os governos municipal e estadual fortalece as políticas públicas que oferecem apoio às mulheres de São Sebastião”, enfatizou.

A delegada Rose Correia incentivou as mulheres a realizarem exames de prevenção, como a mamografia. “Espero que as mulheres aproveitem os recursos disponíveis para fazerem seus exames e também se sintam incentivadas a fazer o exame de toque, que será abordado em uma das palestras”, disse.

Visita à Vila de Passagem

No período da tarde, a comitiva visitou a Vila de Passagem, localizada no Centro (Topolândia) do município. No local, 57 famílias afetadas por deslizamentos em fevereiro estão alojadas durante o período de conclusão das novas moradias que estão sendo construídas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Durante a visita, os secretários e autoridades conheceram a história de uma das representantes da Vila, Ednalva Alves da Silva, 47 anos. Aposentada, está em tratamento de um câncer de mama e inspira outras mulheres a realizarem exames preventivos.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!