Tempo de espera para embarque nas balsas cai em média 57% durante a Operação Verão + Seguro 2020


2,7 milhões de pessoas utilizaram as 31 embarcações nos oito serviços espalhados por todo o litoral paulista. A maior quantidade de embarcações disponíveis dos últimos cinco anos

As travessias litorâneas registraram redução de 57% no tempo de espera para o embarque, durante a Operação Verão + Seguro, que terminou no dia 2 de fevereiro. Mais de 2,7 milhões de usuários utilizaram os oito serviços espalhados por todo o litoral paulista.

Nos 42 dias de operação, que foi de 23 de dezembro a 2 de fevereiro,  o maior tempo de espera registrado foi de 120 minutos, contra 280 minutos no mesmo período do ano passado.

Os resultados positivos foram obtidos após os investimentos do Governo do Estado para melhorar a qualidade do serviço prestado para a população. Somente em 2019, foram entregues nove embarcações totalmente reformadas e modernizadas que reforçaram as travessias de veículos e pedestres no litoral paulista. Além disso, as unidades passaram a contar com serviços de manutenção 24 horas, inclusive aos finais de semana.

O lançamento do aplicativo com informações sobre as balsas, em tempo real para usuários, também contribuiu para facilitar e tornar mais ágil a viagem nas travessias. Por meio do app, é possível programar o embarque – agendar, conferir o tempo de espera e as condições climáticas do litoral.

Desta forma, em 95% do período, as Travessias Litorâneas operaram dentro dos tempos de embarque considerados padrões, e em apenas 5%, esses tempos estiveram elevados.
É importante ressaltar, ainda, que os 120 minutos registrados, desta vez, ocorreram em apenas duas situações pontuais – excesso de veículos (no caso de Santos/Guarujá) e força de maré (no caso de São Sebastião/Ilhabela). Este pico representou apenas 3% do tempo total dos serviços.

Estiveram à disposição dos usuários 31 embarcações – sete a mais que no último verão. Essa quantidade foi a maior dos últimos cinco anos em uma alta temporada.

Litoral centro



 Travessia Santos/Guarujá

Na Operação Verão + Seguro, 1,2 milhão de usuários utilizou o sistema e o tempo máximo de embarque caiu de 180 para 120 minutos em relação ao último verão. Uma redução de 33%.

Em 27 de janeiro de 2020, a Travessia Santos/Guarujá recebeu a sétima embarcação para reforço na operação. A FB-20, com capacidade para 45 veículos foi completamente remodelada e ampliou a capacidade a capacidade operacional do sistema de 500 veículos por hora, em cada sentido, para 612 veículos por hora. Isso significa um aumento de 22%. A FB-20 recebeu amplo trabalho de reforma que incluiu todo o casco e convés, sistemas de propulsão, elétrico e hidráulico, recebeu novos equipamentos de salvatagem e nova pintura.

Travessia Guarujá/Bertioga

 Mais de 197 mil usuários utilizaram o sistema e o tempo máximo para embarque foi reduzido em 66%, caindo de 180 minutos no último verão para 60 minutos na atual operação.

 Litoral norte

 Os mais de 612 mil usuários que utilizaram a Travessia São Sebastião/Ilhabela tiveram à disposição nove embarcações (sete balsas e duas lanchas) e ficaram menos tempo na fila em relação ao verão passado. No geral, o tempo máximo de embarque foi reduzido em 57%, caindo de 280 para 120 minutos.

A última embarcação entregue no sistema foi a lancha de passageiros LS-05, em 19/12/2019, com capacidade para 450 usuários, garantindo mais conforto, agilidade e segurança aos pedestres e ciclistas.

 Nas semanas de Natal e Ano Novo, o tempo para embarque se manteve mínimo em praticamente todo o período. Apenas nos dias ‪23/12 e ‪26/12 foram registrados dois curtos picos de 45 minutos em razão do excesso de veículos. Nos demais dias, o tempo não passou de 30 minutos.

Para se ter uma ideia, em 2018, o tempo de espera na fila chegou a 210 minutos (mais de três horas) nesta mesma época. No ano de 2013 foi ainda pior, quando o tempo máximo que os motoristas tiveram que aguardar para atravessar foi de 320 minutos (mais de cinco horas).

 Litoral sul

 Na Travessia Cananéia/Ilha Comprida, a mais procurada da região, passaram mais de 168 mil usuários e o tempo máximo para embarque foi reduzido em 83%, a maior redução entre todas as travessias do Estado, saindo dos 180 minutos do verão passado para os atuais 30 minutos, tempo padrão do sistema e que se manteve constante durante todo o período.

 Atendendo ao antigo anseio dos usuários, a DERSA em conjunto com a Secretaria de Logística e Transportes, estabeleceu a operação ininterrupta deste serviço, que antes funcionada apenas das 6h à meia-noite, beneficiando milhares de moradores e turistas.

 Pela Travessia Iguape/Juréia passaram quase 96 mil usuários e o tempo máximo para embarque foi de 45 minutos, contra 180 na operação anterior. Uma redução de 75%.

 Já na Travessia Cananéia/Continente passaram mais de 33 mil usuários e o tempo máximo para embarque foi de 30 minutos, o padrão do sistema, contra os 90 minutos registrados na temporada 2018-2019, ou seja, uma redução de 66%.

 Novo Programa de Reformas e Manutenções

 Já são nove embarcações reformadas e modernizadas desde o início de 2019 e entregues para reforçar as Travessias Litorâneas do Estado.

 Outras três embarcações vão ser entregues ainda neste verão, sendo uma balsa e duas lanchas de passageiros.

 As manutenções também foram ampliadas, agora sendo realizadas 24 horas por dia, inclusive feriados e finais de semana — antes, ocorriam somente em horário comercial.

 Canais de Comunicação
Os usuários das Travessias Litorâneas têm à disposição os seguintes canais de informação: site www.dersa.sp.gov.br, Twitter @travessiasdersa, telefone ‪0800 7733 711 e o App Travessias, que pode ser baixado gratuitamente em smartphones com sistemas Android e IOS.

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