Prefeito Felipe Augusto participa da abertura do evento-teste Festival da Cultura Japonesa – “São Sebastião Matsuri”

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, participou, nesta sexta-feira (10), da cerimônia de abertura do “Festival da Cultura Japonesa – São Sebastião Matsuri”, o primeiro evento-teste do Turismo na retomada das atividades no município.

O Festival acontecerá em dois finais de semana, de 10 a 12 e de 17 a 19 de setembro, das 17h às 23h, no Complexo Turístico da Rua da Praia, e marca a retomada dos eventos turísticos e a fomentação da economia no município. Também faz parte da celebração dos 65 anos de existência da Colônia Japonesa de São Sebastião.

O evento, realizado pela Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), é considerado um dos maiores festivais japoneses do Litoral Norte.

Felipe Augusto falou sobre o evento-teste. “É uma grande alegria fazer a retomada por meio de um evento com a Colônia Japonesa, que comemora 65 anos, marcados pelo empenho, trabalho e esforço; motivo de orgulho para nosso município. Parabéns à colônia japonesa”.

O prefeito também destacou o sucesso alcançado pela cidade no enfrentamento à Covid-19, desde o início da pandemia, que segundo ele foi alcançado devido à colaboração e apoio da população, que ele conclamou a manter-se vigilante. “Alcançamos resultados positivos porque houve contribuição e esforços de todos. A prefeitura está fazendo a parte dela e não vamos baixar a guarda. Esse evento-teste conta com a colaboração de cada um de vocês. Todos nós temos a responsabilidade de cuidar da nossa saúde e do outro”.

A secretaria de Turismo, Adriana Balbo, comentou a realização. “Estamos muito felizes por realizarmos esse primeiro evento-teste, além de comemorar os 65 anos da colônia japonesa. É uma grande responsabilidade. Agradeço ao prefeito pelo apoio e por acreditar na retomada”.

Além do prefeito e da secretária, participaram da cerimônia de abertura: Cristiano Teixeira, Presidente da Fundação Cultural Deodato Sant’anna; Irene Takako Mori, presidente da Colônia Japonesa de São Sebastião; Alzira Tarora, vice-presidente da Colônia Japonesa de São Sebastião; o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACESS), Olivo Ballut; o presidente interino do Circuito Litoral Norte de São Paulo, Gustavo Monteiro; os vereadores Felipe Cardim, Diego Nabuco e Daniel Simões e secretários municipais.

Atrações

O festival conta com praça de alimentação composta por stands de restaurante locais e food trucks da culinária japonesa, além de vendas de produtos orientais, bonsai, orquídeas, demonstrações e comercialização de origamis, exposições, ponto “instagramavel” e muito mais.

A colônia japonesa terá exclusividade nas vendas de tempurá e yakisoba e toda a arrecadação será revertida para zeladoria e conservação da sua sede, localizada no bairro da Enseada.

Não haverá palco no evento, a fim de evitar aglomeração, mas as atrações artísticas, como grupos de dança, irão se apresentar de forma itinerante pelo local, seguindo os protocolos sanitários. Serão desenvolvidas embalagens personalizadas do evento para estimular o consumo externo.

O evento terá todo o apoio da Secretaria de Saúde (SESAU) e serão adotados protocolos de segurança em combate a pandemia da COVID-19, como aferição de temperatura na entrada do evento, distanciamento social entre as mesas, disponibilização de álcool em gel, uso obrigatório de máscara, luvas e face shield para todo o staff.

 

Confira a programação completa:

10 a 12 e 17 a 19 de setembro

Praça de alimentação – 17h às 23h

 

Dia 11

18h e 21h – Apresentação de Taiko | Grupo Wadan Taiko Ensemble

 

Dia 12

18h e 20h30 – Apresentação de Taiko | Grupo Gookai Wadaiko

 

Dia 17

18h e 21h – Apresentação de Dança | Grupo Fujima

 

Dia 18

18h e 21h – Apresentação de Taiko | Grupo Kiendaiko

 

Dia 19

18h e 21h – Apresentação de Taiko | Grupo Gookai Wadaiko

*Programação sujeita a alteração.

Deixe um comentário