Prefeitura e Bombeiros promovem formatura de Guarda-Vidas Temporário

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, participou nessa segunda-feira (14), juntamente com o Major Igor Sergei Klein e o 1º Tenente Danilo Pisaneschi do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (SP), da formatura de 32 Guarda-Vidas Temporários, que atuarão nas praias de Caraguatatuba, durante a alta temporada.

A solenidade foi realizada no auditório da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Centro, e contou também com as presenças do vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior, além dos vereadores Tato Aguilar e De Paula.

A Prefeitura de Caraguatatuba contratará 24 formados, dando prosseguimento à parceria com o Corpo de Bombeiros, desde 1996.

Aguilar Junior lembrou aos graduandos que a população de Caraguatatuba, cerca de 120 mil habitantes de acordo com o último censo, chega a 500 mil pessoas, no verão.

“Sei que o treinamento não é fácil, mas vocês foram guerreiros. O trabalho que irão desempenhar não será fácil. Dediquem-se. Olhem para o próximo como se fosse alguém da família. Vamos buscar a marca do óbito zero. Contem com o apoio irrestrito da Prefeitura e que tenhamos uma ótima temporada. Parabéns a todos”, ressaltou o prefeito.

O subcomandante do Grupamento de Bombeiro Marítimo de São Paulo afirmou que o olhar dos formandos nunca mais será o mesmo, principalmente quando estiverem em uma praia. “A responsabilidade nas praias será de vocês. Coloquem em prática o que aprenderam. Tenham postura porque vocês estão representando o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura. Boa sorte, determinação e perseverança nos trabalhos”, afirmou o major Klein.

Pelo nono ano, Valter Oliveira Barbosa, 57 anos, o mais velho do grupo, é aprovado na seletiva de guarda-vidas. O segredo, segundo ele, é ter um ótimo preparo físico. “Sempre fui atleta amador e quando resolvi fazer o teste pela primeira vez, foi uma aventura. Gostei de desempenhar a função e aprendi muitos nesses anos. Quando terminar essa temporada, vou me dedicar ao trabalho de bombeiro civil e guarda-vidas em piscinas”, contou.

Única mulher, entre cinco, a terminar o treinamento, Priscila Souza Duarte, 37 anos, formada em Educação Física, disse que a capacitação não foi fácil, mas valeu o esforço. “Aprendi muito. Os instrutores são excelentes. Estou capacitada a exercer um ótimo trabalho e poder ajudar pessoas”, avaliou.

O casal, Rejane Galvão e Sérgio Alexandre de Oliveira, foram prestigiar o filho, Victor, 21 anos, que, pelo quarto ano, será guarda-vidas temporário.  “Ele é surfista e tem prática com o mar. Por este motivo, decidiu fazer as capacitações para ajudar efetivamente as pessoas e, principalmente, banhistas. Ficamos muito satisfeitos com essa iniciativa dele. Além disso, o Victor é um ótimo exemplo para o irmão mais novo Daniel (oito anos) e será para o filho Keoni (seis meses)”, declarou Rejane.

A comandante do 1º pelotão de Bombeiros Marítimos (Caraguatatuba e São Sebastião), tenente Érica Ramalho de Macedo, responsável pela seleção e treinamento, fez questão de homenagear os instrutores da nova turma: os bombeiros guarda-vidas Taffarel da Costa Soares, Elias Barbarossi de Oliveira, Erasmo Carlos dos Santos e José Luiz Cabral. “São meu braço direito nos trabalhos do dia a dia”.

Aos formandos destacou em seu discurso: “Muitos querem a vitória e não o sacrifício. Sejam gratos pelos desafios que se apresentarem a cada dia”.

Os guarda-vidas temporários terão um contrato de 120 dias, entre novembro de 2019 e março de 2020. A carga horária será de 8 horas, de acordo com escala do Grupamento Marítimo dos Bombeiros, e a remuneração será de R$ 1.442,00, mais vale-refeição e vale-transporte.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!