Recorde de participantes na 2ª edição da regata Ubatuba-Ilhabela

Com a participação de 74 veleiros inscritos e 340 tripulantes, a Regata Ubatuba-Ilhabela, realizada na última sexta-feira (17/6) foi considerada um sucesso. Com apoio da Prefeitura de Ilhabela, a regata agora integra a programação esportiva anual da cidade.

A regata teve início por volta das 11h30 em Ubatuba, pois o vento estava bastante inconstante na largada, uma situação que permaneceu até quase metade do percurso. Já na metade final, à medida que as embarcações se aproximavam de Ilhabela, encontravam uma situação mais favorável.

“Largamos com cerca de 3 nós, pouco para um barco grande como o nosso, mas durante o percurso fomos encontrando ventos de 5, 6 até que chegamos ao final velejando já com 9, 10 nós, o que nos acelerou bastante. Fizemos uma estratégia de velejar mais por terra e conseguimos completar o percurso em menos tempo do que havíamos imaginado”, comenta Paulo Moura, comandante do Zeus, o primeiro veleiro a cruzar a linha de chegada e que estabeleceu o novo recorde da competição, com 3h10’47” de travessia.

A participação da Prefeitura de Ilhabela, que proporcionou uma estrutura acolhedora na Vila, centro do município, além de todo o apoio logístico para a chegada, foi também fundamental para receber os velejadores no outro polo da regata.

Na premiação, realizada na Vila, centro histórico de Ilhabela, o secretário de Esportes e Lazer de Ilhabela, Harry Finger, destacou a importância de vela para o desenvolvimento regional. “Ilhabela é um município acolhedor por natureza e a gente incentiva todos os esportes, mas, somos conhecidos como a Capital da Vela. Receber os velejadores de Ubatuba e outras cidades é uma honra para nós. Aproveito para convidar todos a participarem da Semana de Vela de Monotipos e Oceano, que acontecem em julho”.

O velejador Luiz Rosenfeld, comandante do veleiro Asteriscus, vencedor da classe Clássicos, comentou sobre a importância desta regata. “Acho ótima a iniciativa de fazer regatas de percurso. Acredito que isso incentiva os participantes a, no futuro, termos regatas de percurso em etapas de 2 a 3 dias. Quem sabe iniciativas como esta ajudem a mudar a cara da vela no Brasil”.

A Regata Ubatuba-Ilhabela teve o apoio da Prefeitura de Ilhabela, Ubatuba Iate Clube, Pindá Iate Clube, Balaio de Ideias, Remax Mar e Vela, Rosa dos Ventos, International, Swan Hellenic, Islenha, BL3, Ubalegria, BRA-RGS, FEVESP e Record Litoral e Vale.

Participaram da regata as classes ORC, RGS, Bico de Proa, Bico de Proa Família, Multicasco e Clássicos. Confira os três primeiros colocados em cada uma delas:

ORC

1 AVENTADOR

2 LUCK/ALPHORRIA

RGS A

1 BL3 URCA

2 ZEUS

3 BOCCALUPO

RGS B

1 MAIS RABUGENTO

2 TRITON

3 BRUSCHETTA

Clássicos

1 ASTERISCUS

2 INCA I

3 MORGAZECK

Multicasco

1 GUARÁ 3

2 MARÉ XX

Bico de Proa A

1 FOR SALE

2 VOE 2

3 SEU PIMENTA

Bico de Proa B

1 SS GOMES

2 INVICTO

3 SPIDER

Bico de Proa Família

1 ALLELUIA

2 ARIES

3 SENSE

Deixe um comentário